Portal dos Eventos realizados pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército - Escola Marechal Castello Branco

Observatório Militar da Praia Vermelha - Fóruns

O Observatório Militar da Praia Vermelha (OMPV) foi criado no dia 20 de setembro de 2017, com a missão de realizar estudos políticos e estratégicos de interesse da área militar, em particular do Exército, dando um tratamento multidisciplinar a essas questões e, também, de contribuir para o incremento e a difusão da mentalidade de Defesa.

Desta forma, o OMPV se propõe a realizar o acompanhamento do cenário geopolítico definido em áreas temáticas de interesse, sob a ótica das Ciências Militares, produzindo e divulgando conhecimento de modo contínuo e oportuno referente aos assuntos que tenham aderência aos interesses do Exército, em especial aos que impactam no estudo do preparo e do emprego da Força Terrestre.

Acessar a conferência

SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA MILITAR

O Simpósio Nacional de História Militar busca congregar acadêmicos, docentes, estudantes e pesquisadores da História Militar, civis e militares. Sua proposta é a de buscar a articulação do campo da História Militar, tratando da pesquisa na área, das problemáticas referentes ao objeto da História Militar, seus métodos e técnicas de pesquisa, suas relações com outras dimensões da História e com outras disciplinas como a Sociologia, a Antropologia, a Ciência Política, bem como da utilização dos arquivos militares e institucionais no Brasil e na América.

O objetivo do Simpósio é consolidar a História Militar como área de pesquisa interdisciplinar, plural e polifônica, visando congregar as diferentes perspectivas de pesquisas acadêmicas em andamento.

Acessar a conferência

Seminário de Defesa Quimíca, Biológica, Radiológica e Nuclear

A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército - Escola Marechal Castello Branco - e o Comando de Operações Terrestres (COTER), farão realizar, nos dias 16 e 17 de novembro do corrente ano, o Seminário de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear, com o tema “A Arquitetura de Defesa QBRN do Brasil: Preparo e Resposta para Ccenários de Guerra e Não-Guerra”, tendo como objetivos: mapear a arquitetura de DQBRN do Brasil, considerando as relações civis- militares e avaliar o sistema de preparo e resposta para cenários QBRN de guerra e não-guerra no Brasil.

O evento é aberto ao público em geral, em especial a estudiosos do tema e ao universo acadêmico, mediante inscrição neste site.

Acessar a conferência

Ciclo de Estudos Estratégicos

Os Ciclos de Estudos Estratégicos da ECEME visam a promover um amplo forum de debates sobre determinadas temáticas, particularmente as relacionadas com a Defesa Nacional.

No contexto desse propósito, busca-se, em especial, discutir com segmentos da sociedade brasileira assuntos relevantes para a vida nacional, o que faculta ampla participação de interessados nesses eventos.

 

Acessar a conferência